quinta-feira, 15 de março de 2012

Café ♥


            O café é uma estrela a parte, pode-se escrever uma enciclopédia inteira só contando fatos, curiosidades e receitas do café. Pra encurtar a história, o café teve início no século IX e é originário das terras da Etiópia. Difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Em alguns períodos da década de 80 chegou a ser a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo.
            Na América do Sul a planta chegou através dos franceses que tentavam colonizar a região, e foi assim que as primeiras mudas chegaram ao Brasil – por brasileiros em contato com os franceses – em 1727, plantando-as no Belém do Para e depois, quase que de mão em mão, passando pela costa do litoral brasileiro e sendo experimentado em diversas províncias até chegar na década de 1770 no Rio de Janeiro, onde a planta se adaptou muito bem.
            Fato é que o café está presente em todos os lugares. Seja no trabalho, onde todo mundo bebe café (até quem diz não gostar) pra acordar ou pra parar de trabalhar mesmo; ou em lugares especializados. Vem em diversas espécies, arábica, robusta, torra clara, torra escuta, torrado, moído, em grãos, fica difícil pegar todos os detalhes sobre ele. É outro produto democrático, consumido por pobres e ricos, leigos e gourmets. Está em doces, drinks e até mesmo em pratos salgados.
             O café combina com qualquer momento, no desjejum, para dar energia (assim como o guaraná, também é um estimulador, cheio de cafeína), depois do almoço ou do jantar pra fechar a refeição com chave de ouro, no meio da tarde, em um encontro a dois, em eventos corporativos, em reuniões, entre amigos, entre família...
            Ele é capaz de atingir diversos públicos, seja através de seus subprodutos ou através da bebida em suas diversas formas: expresso, americano, macchiato, expresso panna, árabe, doble, caribenho, latte, mocha, amaretto, capuccino... algum deles sem dúvida conquistará seu paladar.
            Existe até aplicativo pra localizar cafeterias através do seu smartphone. De verdade, o aplicativo se chama CoffeFast, está disponível pra iPhone e Android e localiza estabelecimentos com café num raio de 16km a partir da sua localização.
            O café é um astro dos ingredientes, agradando o mundo todo, apresentando novas possibilidades de uso através dos anos, avançando com a gastronomia. Os viciados da cafeína estão por toda parte e até quem não é viciado acaba se rendendo a alguma preparação onde é utilizado. Ainda tem muito o que explorar dessa fascinante ferramenta gastronômica. Afinal, café combina com tudo.

Medalhões de mignon com café.

Fetuccine com maionese e café.

Camarões ao molho de café.

Tapioca de café elaborada pelo chef Rodrigo Oliveira.

Pudim de tapioca com café.


Para conhecer os diversos tipos de café.

Aprendendo a coar o café perfeito com a Cecília Sanada.

Receita de arroz crocante com aspargos grelhados e purê de abóbora com a chef Luana Budel.








Nenhum comentário:

Postar um comentário