quinta-feira, 29 de março de 2012

Fica, vai ter bolo!


            Quem não adora um bom pedaço de bolo? No Brasil, usamos em nossos bolos muita fruta, como goiaba, banana, morango, coco. Usamos muito açúcar e é claro, chocolate! Especialmente o bolo de brigadeiro, que roubou o posto de favorito do famoso floresta negra. Usamos também diversos tipos de farinha, não só o de trigo, mas também de fubá, de mandioca e de rosca. No começo adaptando receitas portuguesas, substituindo a farinha de trigo que na época, era difícil de encontrar. Com o tempo essas farinhas viraram tradição.
            E tem pra todos os gostos, o preparo varia de acordo com o chef, Carole Crema, do La Vie em Douce por exemplo, misturou o pernambucano bolo de rolo com o de fubá. Carole junta o clássico e o contemporâneo, o nativo e o internacional.
            Gostamos mesmo é do estrago, muito açúcar, muito recheio, muita cobertura. Nossos bolos também são mais úmidos. As opções são diversas, os ingredientes e possibilidades para um bolo não acabam, as combinações ficam a critério dos chefs, coco, maracujá e chocolate branco, abacaxi e coco, fubá com goiaba. Tem também aquele bolo neutro ou um pão-de-ló, pra comer enquanto bebe café, chocolate quente ou chá.
            Quando fazemos aniversário, bolo não pode faltar, é quase mais importante do que o próprio aniversariante. E esses bolos em geral seguem nosso gosto habitual, mas com ainda mais exagero na cobertura e nos confeitos.
            Algum bolo com certeza agrada seu paladar. Tem bolo pra todos os gostos. Podemos contar com eles pra manterem nossa vida açucarada e deliciosa.  
Chef Carole Crema ensina a fazer o bolo de brigadeiro.

Bolo de Brigadeiro.

Cacau, café, chocolate, mel, canela e dois números a mais no manequim!

Os cupcakes são uma nova abordagem para bolos, esse é de coco.
Mini-bolos de chocolate e chá de canela.
Bolo com castanhas, para nooooossa alegria!
Bolo de mousse de chocolate. E suas lombrigas se revirando, aposto!
Combina até com espumante.
Chocolate e frutas vermelhas combinam muito bem.




Fonte: Revista Menu, novembro de 2011

Um comentário: