quinta-feira, 29 de março de 2012

Chocolismo


            Os chocolatras vão ficar muito felizes com as novidades que vamos contar. A primeira é que o movimento na ultima década para resgatar a produção de cacau e recolocar o Brasil na rola de quem aprecia seus produtos está dando resultados. Prova disso é que iremos sediar esse ano, pela primeira bem, o Salon Du Chocolat (falaremos mais desse evento depois). A segunda é que a qualidade cacau está motivando nossos chefs a, não apenas criar receitas com ele, mas a combinar frutas brasileiras com o chocolate.
            Nosso chocolate é mais seco, com sabor amendoado, não é tão doce. Foram com essas características que a chef Mara Mello trabalhou em combinações para criar receitas diferentes. Misturando chocolates branco e preto com frutas como acerola, maracujá, cupuaçu, banana e tamarindo, Mara desenvolveu receitas de dar água na boca com uma carinha bem brasileira. Uma opção para a sobremesa e é claro, para a páscoa!
            Misturar chocolate com castanhas brasileiras também é uma boa pedida, talvez até melhor do que amêndoas européias, você não acha?
            Nossos chocolates estão despertando o interesse dos melhores chocolateiros do mundo, e levando em conta os problemas que atingiram a produção de cacau de Ilhéus no fim da década de 80, essa é uma reviravolta e tanto. Uma praga devastou as plantações da região que concentra a produção de cacau brasileira.
            Então receber o Salon Du Chocolat marca o renascimento do nosso cacau. Esse evento é o maior do setor, com edições em Paris, Nova York e Tóquio. Vamos nos mostrar como produtores de bons chocolates, não somente fornecedores de matéria prima. Chega de ser a fazenda do mundo né? O festival deve ser realizado entre 6 e 8 de julho em salvador.
            Mas ainda precisamos que nosso país tenha mais produtores de chocolate gourmet. A chef Mara Mello afirma que os brasileiros já saber identificar os produtos de maior qualidade. E esperamos que essa demanda da clientela estimule nossos chefs a criarem mais e mais delícias com nosso chocolate.


Chef Mara Mello para a revista Menu.



Com a praga-da-bruxa, a produção de chocolates foi interrompida na Bahia. Desde 2000, Diego Badaró veio investindo na recuperação das fazendas de sua família, atingidas pela praga. Não foi fácil, 10 anos de trabalho e pesquisa. O fato da Amma Chocolates, comandada por Diego, produzir chocolate orgânico, contribuiu para essa demora. A fabricação do chocolate segue os princípios orgânicos, são quase dois meses para sair da plantação e se transformar em doce. 


Fonte: Revista Menu, Março 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário